A minha Lista de blogues

sábado, 3 de janeiro de 2026

Feliz 2026 (com uma vénia a 2025)

Cada vez que um ano chega ao fim, gosto de fazer um apanhado das coisas que se passaram, tendo, quase sempre,  concentrado as atenções nas coisas da Corrida. Desta vez não foi só Corrida, mas é por aqui que começo, pois vai ser rápido:


CORRIDAS
Fiz 2 Maratonas (Aveiro e Porto; 4 Meias Maratonas ( Cascais, Lisboa, Nazaré e Descobrimentos); 1 Prova de 17 Km ( Corrida Fim da Europa); 3 Provas de 15 Km ( Corrida dos Sinos, Corrida do Primeiro de Maio e Corrida das Fogueiras); 2 Provas de 10 Km (Corrida do Benfica e Corrida de Santo António), o que dá um total de 12 provas, menos do que o habitual, mas quando a saúde não aconselha a grandes aventuras, fico contente com aquilo que consegui fazer.


Em termos de Organização, cumpri mais uma edição do Trilho das Lampas, a 11ª, e da Meia Maratona de S. João das Lampas, a 47ª.


E, se tenho orgulho nas Corridas,  passo, agora, a falar  de outras coisas que me envaidecem de uma forma que aconchega ainda mais o ego, que foram as:


DISTINÇÕES 
-Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro por Bons Serviços e Dedicação, atribuida pela Câmara Municipal de Sintra (por proposta do meu amigo e Presidente da Direcção da Associação Humaniária dos Bombeiros Voluntários de Sintra, Dr. José Bento Marques, a quem deixo um enorme agradecimento);



-Medalha de Honra -Grau Ouro da Associação Humanitária dos Bombeiros V. Sintra;



-Medalha da União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem e Voto de Louvor;


- Homenagem surpreendente e emocionante feita na pedra, no centro da minha terra, a cem metros do local onde nasci, num momento também carregado de significado, na presença dos membros do Executivo, da Assembleia de Freguesia e muito público, momentos antes da partida do 11º Trilho das Lampas. Um momento que nunca esquecerei e que, do fundo do coração, agradeço ao executivo da Junta de Freguesia, liderado por Guilherme Ponce de Leão, tamanha distinção. Tudo isto, no ano em que passei à reforma, após 50 anos ao serviço da Junta e da comunidade. 



TELEVISÃO
Sem saber como, a RTP tomou conhecimento destas coisas e convidou-me para o programa"A Nossa Tarde" de Tânia Ribas de Oliveira. Foi uma experiência muito interessante de que gostei muito.



As minhas colegas a aplaudir o "atleta"



CULTURA LOCAL

No início dos anos sessenta, precisamente nos anos da minha meninice, instalou-se em S. João das Lampas uma antropóloga americana, de nome Stacey Riegelhaupt, que durante cerca de um ano, se dedicou ao estudo da comunidade de uma aldeia relativamente próxima da Capital, debruçando-se sobre a influência que essa proximidade teria na forma de vida das pessoas. Chamou-lhe "In The Shadow of the City", à Sombra da Cidade. Esse estudo constituíu a tese de doutoramento da autora, na Universidade de Columbia, e foi marcado por um enorme sucesso, apresentando-se como uma forma inovadora de trabalhar a antropologia. Depois de muitos anos estagnado, foi possível, graças à conjugação de esforços de diversos responsáveis ( Jorge Telles de Menezes que traduziu, Henrique Martins, geógrafo e membro da Assembleia de Freguesia que nos apresentou o Dr. João Leal, do Centro de Estudos Antropológicos -CRIA, o qual se prontificou a fazer o acompanhamento técnico tendo, inclusive, conseguido localizar a filha da Autora, Stacey Riegelhaupt 

Stacey Rigelhaupt 

e obter dela a autorização para publicar a obra e Guilherme Ponce de Leão, Presidente da União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem, que desde o início, se prontificou a fazer tudo o que fosse possível para se poder fazer a publicação e lançamento). E conseguiu-se. No dia 28 de Junho, na Sociedade Recreativa de S. João das Lampas, com a presença de Stacey Rieglhaupt, vinda expressamente do Colorado para assistir a este momento, foi feita a apresentação do trabalho que, tendo uma vertente técnica que não domino, constitui um testemunho fiel da minha aldeia, fazendo-me viajar no tempo a uma realidade que eu presenciei e, nostalgicamente revivi. Daí ter dado destaque a este momento, que culminou com a inauguração do novo topónimo SÃO JOÃO DAS LAMPAS.



 
POLÍTICA
Com a passagem à reforma e, teoricamente, ter maior disponibilidade, fui convidado para integrar a lista "Sempre com os Sintrenses" (PSD+IL) na candidatura à Assembleia de Freguesia de S. João das Lampas. Hesitei muito, pois ao longo de 50 anos, sempre procurei a neutralidade e ser igualmente leal a todas as forças políticas que dirigiram a Junta. Aceitar o convite, parecia-me fazer hipotecar todo um passado marcado pela independência. Além de que, nas listas adversárias também havia pessoas de quem gosto muito e que eu não queria defraudar.  Entendi, porém, que com a experiência adquirida ao longo da vida profissional, poderia ser útil à minha gente. E era isso que estava em causa e não as simpatias partidárias. E gostei das pessoas que me acompanhavam neste desafio. Por outro lado, o avançar da idade fez-me decidir : ou seria agora, ou não voltaria a ser. Aceitei, assim, o papel de candidato. Ganhámos as eleições. Com um maioria confortável, que ajudará a tomar decisões, mas que não dispensa darmos o nosso melhor para a prossecução dos objectivos que traçámos e que me fará adiar o descanso da reforma por mais quatro anos. 

E aí está, um executivo confiante e empenhado

 Não queria exigir de mais do Criador, mas uma "ajudinha" dava muito jeito.

Vamos, então, enfrentar 2026 com optimismo sustentado em trabalho, confiança e empenho.  

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS.












Sem comentários: