A minha Lista de blogues

domingo, 26 de janeiro de 2020

1ª do Ano - 30ª Corrida Fim da Europa




Cara da mau (não tinha visto o Ventura, aos 8km))

Cara de Mau (não tinha visto o Carlos Ferreira, na Azoia)
Mas o Carlos Ferreira gritou-me e...pronto, muda-se logo de cara)

Finalmente

É com esta carismática Prova que tenho iniciado o meu ano de corridas. Chova ou faça sol; tenha ou não treinado é presença que considero obrigatória. Mesmo quando não se realiza (!)-vide 2012.
Sobre a Corrida Fim da Europa já disse tanta coisa, que me falha o palavreado.
É uma Corrida LINDA. Difícil, mas linda e que mal acaba nos deixa com vontade de voltar.
O tempo esteve muito agradável do princípio ao fim da prova e a nortada, tão amiga do Cabo da Roca, desta vez fez gazeta e deu lugar a uma brisa suave que mal se notava.
Saí logo na 1ª leva, depois do habitual aquecimento comandado pela boa disposição do Caravaca. Não havia nada que enganar : atravessar a Vila Velha, entrar na Rampa da Pena e seguir em frente, cumprindo as oscilações do percurso que, como é sabido, tem o seu ponto alto aos 10 Km. Depois é sempre a aviar, descida fora. Haja pernas. Ainda fiz um km em 4.07, pois a descer dá para fazer grandes tempos, eheh. (Porque será que vim logo falar nisto e não comecei por falar que, a subir, houve alturas em que estava a andar a 7,30 ? - Hein? Vaidades, é o que é!).
Mas é delicioso subirmos a serra, serpenteando-a pela estrada ladeada de paredes de musgo e arvoredo (que já foi mais, mas a doença das árvores, os temporais, ou falta de escrúpulos dos homens,  abriu clareiras onde antes só havia verde e sombra).
Fabuloso. Ainda hei-de ver quantas das edições desta prova fiz, mas, se falar só das últimas 14 (que foram 15) apresento-vos um quadro das minhas participações:

Todos os resultados desta 30ª Edição estão aqui.

Parabéns à Câmara Municipal de Sintra  pela parceria efectuada com a Pódium pelas novidades que apresentou. Grandes melhorias em termos de imagem  tanto na partida como na chegada e pela medalha no final. Finalmente, foram ouvidas as nossas "preces" e espero que seja para continuar e não por se tratar de uma 30ª edição.
Em termos de crítica, que é apenas com o intuito de levar à reflexão, tal como já referi no ano passado, julgo que as duas partidas não é bom, pois o segundo pelotão, às tantas, ficará dissolvido no primeiro
dificultando a compreensão das performances dos atletas. Os computadores resolvem isso, mas os humanos ficam um bocadinho "à nora". Bem sei que são muitos os atletas e a estrada é estreita. Mas, se se estabelecerem caixas de tempos, cada atleta será posicionado segundo o andamento que consegue, pelo que não haverá atropelos. Poderia também ser impedido o estacionamento na faixa esquerda da Vila ao Largo do Victor que, isso sim, mesmo com 2 partidas, deixa disponível uma faixa que é estreita para tanta gente. Libertando o estacionamento desse troço e feitas as caixas de tempos, estou convicto que a Prova ganhava com isso, apresentando uma coluna única de atletas a encher a Serra.
Bem, mas sugestão é apenas sugestão e em nada belisca o sucesso que mais uma vez a Corrida do Fim da Europa conseguiu e que  se deseja que fique, porque afinal, "dificilmente haverá corrida mais bonita". Vale a pena investir nela.



2 comentários:

JoaoLima disse...

Muitos parabéns pela prova (e sim, é lindíssima!) e muito pertinentes as sugestões.
Um abraço e o desejo que tenha sido a primeira dum ano de boas corridas

O ultimo fecha a porta disse...

Não conheço a corrida, mas pela descrição para ser muito verde e com um término espetacular. Ótima para começar o ano!