A minha Lista de blogues

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Corrida do Centenário de Federação Portuguesa de Atletismo -

Com  Álvaro Pinto

Aos 9Km

Com o Luis Duarte Clara e Rui Vieira

 

 1ª Prova de 2021

10 Km a marcarem o regresso às lides depois de uma longa pausa causada pela pandemia e ... pela preguiça. É que não havendo provas para estimularem os treinos, entra-se numa pasmaceira de onde é difícil sair. É preciso vislumbrar algo para nos encorajarmos. E foi o anúncio da Maratona do Porto que me fez voltar a calçar as sapatilhas e ir testando a  condição física. Fraquita. Muito fraquita. Com um andamento mais perto dos dos 6,30 que dos 6,00'/km. Por momentos pensei que a minha "carreira" de corredor estava a dar as últimas. Com um passo lento e penoso (porque se fosse lento e aprazível, nada a dizer) não conseguia retirar satisfação na prática da corrida. Um mês e meio depois, já consigo fazer 10 km abaixo dos 5,30. Acho que isto "está a ir ao sítio",  embora sem a ilusão de querer melhorar. Se melhorar há-de ser naturalmente, sem que esse seja o foco da minha preparação.

Eis que a Federação Portuguesa de Atletismo teve a amabilidade de me endereçar um convite para participar na prova de 10 Km, comemorativa do seu centenário, com partida e chegado ao Estádio do Jamor. Olha (!), vem mesmo a calhar. E apareci lá.

Saudades das amenas cavaqueiras que antecedem as partidas. 

Incluída no programa estava uma prova para crianças, em volta da pista. Muito bom de ver e aplaudir tanto o que corria com entusiasmo, como aquele que, a passo, com ar sério, cara escondida na pala do boné e contrariado, lá ia caminhando puxado pelo pai. Gostei muito. 

Ao chegar às 10,00H o pessoal encaminha~se para a linha da partida. Eram, talvez, umas cinco ou seis centenas. Cumpriu-se um minuto de silêncio por Jorge Sampaio e é dado o tiro de partida. Meia volta ao estádio, saímos em direcção à Marginal, Caxias -retorno, Algés-retorno e novamente Estádio Nacional.

Demorei perto do 56m e boas sensações. Ver se a coisa não arrefece.

2 comentários:

JoaoLima disse...

Boas sensações é o melhor que se pode ter. Força para a Maratona do Porto!!!
Grande abraço

Fernando Andrade. disse...

Muito obrigado João. Tenho saudades de te ver de amarelinho. Grande abraço.