A minha Lista de blogues

terça-feira, 24 de setembro de 2024

3º Challenge Escadinhas da Saúde

Desta vez foi diferente. Não se tratou de uma corrida longa, com muita gente. Não foi em asfalto, não foi em trilhos. Não foi na areia da praia. Foi um desafio que me atraíu e que não passava simplesmente por correr. Refiro-me ao 3º” Challenge” das Escadinhas da Saúde, que ligam o Martim Moniz ao Castelo de S. Jorge. Num trajecto nada fácil, outrora percorrido pela moirama. Duzentos e tal degraus em duzentos e cinquenta metros, mais coisa menos coisa, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, com o apoio técnico da Xistarca. Convidado por amigos que iam testar um equipamento usado em situações extremas ( como o fácil não é para eles, decidiram, tornar a coisa ainda mais difícil, adicionando ao seu peso mais trinta e tal kilos!) lá fui, em contraponto, de sapatilhas, calção e t-shirt. Uma t-shirt especial. Dos BOMBEIROS. Vesti-a com orgulho, em sinal do enorme respeito que tenho por estes Homens e Mulheres que, particularmente nessa semana, passaram por tempos muito difíceis, vivendo os horrores das chamas impiedosas, que destruíram vidas, casas, florestas. “Junta-te aos bons” – diz o velho rifão. Embora indigno, foi o que fiz e integrei a equipa dos Bombeiros Voluntários de Sintra neste “Challenge”.
Às 9;00H lá estávamos no Martim Moniz: o Nuno, o João, o Bruno (de equipamento pesado), a Céu e eu (de equipamento levezinho). Juntou-se a nós, depois, pessoal dos Bombeiros de S. Pedro, com quem confraternizámos no final.
Saíamos aos pares, de 15 em 15 segundos para, numa primeira “triagem” se fazer o escalonamento dos grupos. Subíamos, éramos cronometrados, e voltávamos, calmamente para baixo a aguardar que fossem anunciados os grupos.
A seguir já era a eliminar. Escapei à eliminação e, como prémio, puseram-me a subir aquilo novamente. E uma 3ª vez! Esforcei-me, mas ainda bem que não consegui ir à final, se não…lá teria que ser, mas “os bofes já estavam a sair pela boca”.
Gostei muito. No fim, fomos até à Graça, que o Nuno conhece como ninguém e, com os amigos de S. Pedro, bebemos uma saborosíssima imperial, que nos soube pela vida. Foi uma manhã fabulosa pelo que agradeço aos Bombeiros Voluntários de Sintra (Direcção, Comando e Companheiros) o desafio que me lançaram e que me proporcionou uma experiência nova. E inolvidável.

Sem comentários: