A minha Lista de blogues

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O "papão" que já não assusta



Era uma vez uma provazinha de aldeia. Uma Meia Maratona com um percurso duro e selectivo. Com um sobe e desce constante ao longo dos seus 21 Km, em que se visitavam 13 localidades da freguesia. Tornou-se conhecida, por ser muito difícil e era moda, amedrontar os colegas de corrida, com os "mostrengos"  que iriam encontrar nas "Rampas". 
Os anos foram passando e os atletas do "arco da fidelidade" nunca nos deixaram sozinhos, fazendo jus ao "sermos poucos, mas bons" . Grandes amigos, que foram justificando uma continuidade que veio a gerar longevidade. Estas duas centenas, que nunca nos deixaram sozinhos e que combateram sempre um isolamento a que estaríamos condenados, aqui perdidos no meio do campo, foram decisivos na inversão do destino que alguns nos tinham traçado.
Quando a comunicação ficou facilitada por via da net, deixámos de estar dependentes dos órgãos da comunicação social tradicionais que, se exceptuarmos a imprensa regional, nunca ligou muito ao desporto que acontecia por estas bandas. As conversas e os convites de amigos para amigos, o "traz outro amigo também", "o venham mais cinco", o" hás-de ver que não é nada do que pensas" fizeram que nos últimos cinco anos, os números de participantes subissem exponencialmente. 
Dantes, a preferência dos atletas ia para as provas planas. Hoje vai para as provas diferentes. A MMSJL é diferente e tem sido assim descrita por muitos dos que a correm.
As tenebrosas rampas não metem medo a ninguém e ultrapassámos as 800 inscrições!
A vossa preferência merece todo o nosso apreço e reconhecimento e aquilo que mais desejamos é podermos estar à altura de a merecermos. Uma boa prova a todos e esperamos que gostem de estar connosco.

10 comentários:

Tigas disse...

Sábado vou fazer a minha estreia na MMSJL. Pelo que tenho lido a prova é do agrado de todos os participantes e quem vai fica fã e volta no próximo ano. Sei também que muita da boa fama desta prova, se deve à organização e às gentes de São João das Lampas que tudo faz para que nos sintamos em casa.
Forte abraço e até sábado.

JoaoLima disse...

Boa prova a todos e que tudo corra pelo melhor nesta FANTÁSTICA Meia!

SlowRunner disse...

Tal como o Tigas, vai ser a minha estreia na "meia das Rampas" ;-)

Sendo apenas a minha 2ª "meia", e tendo ouvido falar que tem muito sobe-e-desce, vou apenas com o intuito de a concluir.

Fui ao 1º "Trilho" e gostei muito, logo, penso que será "mais do mesmo" em termos de simpatia e profissionalismo por parte da Organização da prova.

Até Sábado!

Carlos Freire disse...

um bom resumo da prova mas sei que as rampas ainda assustam muita gente ,não querendo inserir-me nesta análise eu penso que também houve uma análise diferente pelo lado de nós runners ,a MMSJL é já vista como um clássico e também uma forma de iniciar a época da segunda metade do ano com uma prova durinha para ganhar "estofo " para outros voos ,outra análise que faço é o "boom" do trail o que faz com que nós trailers que gostamos de subir-descer não perderíamos de modo algum ir á MMSJL ,porquê ? na minha opinião devido ao sitio onde a prova se desenrola ,perto de Lisboa longe de tudo , o carinho das gentes da terra ,dos organizadores , muita coisa se poderia falar ou escrever mas podíamos ser repetitivos e sendo assim ,só desejo felicidades á prova ,aos organizadores ,á localidade em questão e até sábado ,abraço

Isa disse...

Será a minha estreia nesta prova e mal posso esperar. Todos falam muito bem da Meia de São João das Lampas.
Não duvido que irei adorar pois sobe e desce é muito mais atractivo do que um percurso sempre plano.
Até sábado!

MCD8 disse...

...a mim confesso que "assusta" :D

Só a fiz uma fez , no longínquo ano de 2008 , e foi a minha pior Meia-Maratona , sofri imenso , sabia que não estava em forma na altura , mas principalmente não "respeitei" a prova e as suas características , e paguei bem caro a ousadia !! , e foi muito bem feito !!

...grande lição que tive da Meia Maratona de São Joao das Lampas :)

...este ano vou lá , não para me "vingar" , mas para fazer as pazes e deliciar-me com a prova, com as gentes da zona e com toda a sua envolvencia :)

obrigado MMSJL , e boa prova a todos :)

Jorge Branco disse...

Só tenho pena de poder estar presente.
Se houve "toneladas" de atletas felizes na meta das Lampas o ano passado dificilmente terá havido alguém mais feliz que eu!
Forte abraço.

Anónimo disse...

Mestre
lá estarei para as minhas sétimas rampas diurnas.
Até sábado.
Abraço.

Anónimo disse...

Assustou na primeira vez, agora é uma desafio tentador.
Pena que este ano não possa estar presente...
Certamente terei outras oportunidades de ir a São João das Lampas... Rampas.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

É isso mesmo Fernando. Antes de a conhecer, todos me metiam medo com ela... mas sempre me cheirou a gabarolice do tipo " eu fiz! mas aquilo é MUIIIIIIIIITO duro!" - e se a intenção seria desmotivar, a mim, só me deu incentivo!

Quando a corri pela 1ª vez...ADOREI! e não era nada do que me tinham dito. Sim, é dura! Sim, não é plana! Sim. tem subidas! Mas também tem descidas!

E depois tem...um encanto que não sei explicar! As localidades por onde passamos, S.João das Lampas! Os lugares, as gentes, os cheiros....o ambiente....TUDO!

Quando deixar de lá ir...é porque morri. Até lá, continuarei sempre a participar, que é o que faço desde que a conheço! Se não estou em condições de fazer a Meia, faço a Mini, mas estou sempre presente!

Até amanhã Fernando Andrade! E tudo a correr bem! Incluindo eu, espero :)