A minha Lista de blogues

domingo, 8 de dezembro de 2013

Meia Maratona dos Descobrimentos


Foto do incansável Carlos Lopes, que registou este e centenas de outros momentos, ao longo do percurso.
Obrigado, Carlos

Meia Maratona dos Descobrimentos. Gostei do nome, tanto que tem partida e chegada junto à jóia manuelina que é o Mosteiro dos Jerónimos,  de onde saíram as naus que nos foram espalhando pelo Mundo. Gostei da data que, se não tivesse sido preterida pelos novos “donos” , seria a da 28ª Maratona de Lisboa, já interiorizada no calendário dos maratonistas. Gostei do percurso, com uma volta pelo Restelo e Algés e ida e volta a Santa Apolónia. Gostei da Prova que fiz.
Parti  cá de trás, optando por fazer uma prova despreocupada, como, aliás, vem sendo o meu procedimento habitual, principalmente quando sei que os meus treinos têm ficado muito aquém do que deviam. É que, com frio, a frequência e qualidade dos meus treinos andam muito por baixo. A propósito, hoje estava uma manhã gelada e ainda mais gelada na zona ribeirinha, onde uma enorme nuvem se estendia pelas margens do rio, tornando a atmosfera ainda mais fria.
Fui desenvolvendo o meu ritmo a partir dos 5 Km, calmamente, de trás para a frente. Na ida, o frio gélido, dava-nos de frente, ainda que não houvesse praticamente vento. No retorno, é que se notou, pois deixámos de sentir aquele desconforto. Mas a verdade é que as mãos nunca aqueceram.  Cheguei  à meta. O cronómetro marcava 1,41,37, a que corresponde um tempo de chip de 1, 40,25 (704º).

Na última Meia que tinha feito, precisamente a da Nazaré, demorei mais 2 minutos! Nada mau.

A organização, esteve a cargo da Xistarca e, pelo que pude observar, esteve em muito bom nível.


3 comentários:

Joaquim Costa disse...

Muito bom, de facto o frio é um inimigo dos corredores , tal como calor .Também ando assim ultimamente ...detrás para a frente..nesta fase da vida o importante é ir andando e vai-se desfrutando mais , a pressão dos tempos tira-nos algum prazer na corrida.Continuação de boas corridas e um abraço aqui do Norte

Fernando Andrade. disse...

Obrigado amigo amarantino.
Abraço.

Anónimo disse...

Caro Amigos das corridas!
fica aqui um registo no total de mais de 200 fotos dessa Corrida inclusive Robert Kosgei e Violeta Jelagat no preciso momento em que cortaram a meta!

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.238464719654698.1073741835.218455918322245&type=1

Pelo que dizem nas fotos podem usar todas as fotos desde que não retirem o logotipo das mesmas!

Boas corridas e boas festas para todos!