A primeira das fotos é do Luis Canhão (o seu a seu dono), as outras são do meu telemóvel. (Não fiz nenhum selffi porque erro sempre a cabeça, eheh) |
Foi com enorme satisfação que recebemos hoje, logo às 8 da manhã, um excelente grupo de amigos que aceitou o nosso convite para fazermos um treino de reconhecimento do II Trilho das Lampas, cuja prova oficial está agendada para 10 de Maio.
Grande adesão, quer de atletas experientes, quer de
iniciáticos que, de tanto ouvirem falar nos trilhos, resolveram ver e sentir, por si próprios, como é que isto “funciona”, que necessidades especiais é que se tem que ter em
conta.
Depois de uma pequena apresentação feita junto ao coreto da
localidade, do que se iria passar e sobre as diferenças relativamente a 2013, o
grupo saiu do Largo e, pela R. 5 de
Outubro e Estrada do Coval, embrenhou-se nos caminhos velhos e pedregosos
indicados no traçado da prova e ficou a envolvência que a natureza proporciona,
o riacho a correr, a velha ponte moura, o estreito carreiro de lages, a velha
fonte da Bolembre, a ponte da Fonte da Pipa (em madeira, porque a de pedra
partiu-se, a velha azenha recuperada (que em tempos pertenceu ao meu avô) mas
que hoje não tinha a roda a funcionar, campos verdes, poças de água, passagens
por locais elevados com um grande raio de visão, descida para Catribana ("castro
junto ao rio" é o que significa o topónimo), velho povoado neolítico junto à ribeira ( já que há os Trilhos do
Paleozóico, porque não aproveitar a deixa e falar do Neolítico? – estou a
brincar), a descida, por caminho pedregoso, para as Brecas, local de confluência da Ribeira de Bolelas com
a da Samarra (onde há um açude de construção romana), nova travessia da ribeira, antes da subida por carreiro para o
mirante do Casal de Pianos a que se seguiu a zona irrespirável da suinicultura,
que obrigou a apressar o passo até à Praia da Samarra, onde havia um
abastecimento preparado para ajudar a retemperar as energias, antes de se
percorrer a faixa costeira com os vales da Ribeira da Mata e Ribeiro Fundo a
complicarem a progressão, até que se chegou à ponta da Vigia, o grande areal sem
acesso ( e que a administração central está pouco interessada em construir).
Depois foi o virar as costas ao mar e encaminharmo-nos para as traseiras de
Assafora, Cortesia e novamente Catribana, com a sua afamada ponte e calçada romana
( património classificado, mas que se vai degradando ano após ano, tardando a
sua recuperação) passagem pelo Casal do Coval e terminando onde se tinha
iniciado estes quase 20 Km de animada correria.
Este trajecto, foi percorrido em diferentes ritmos, mas o
colorido dos corredores, deu a estas paisagens a componente humana que lhes
falta, enriquecendo-as.
Pelos opiniões ouvidas, tratou-se de uma boa iniciativa em
que, mesmo os estreantes, expressaram bem o quanto gostaram de participar. Isso
deixa-nos felizes e é quanto basta para acharmos que valeu a pena fazermos o
convite a quem foi tão amável connosco quando tinham várias outras opções de
corrida para esta data.
A todos os que estiveram connosco, um grande obrigado, por cá terem estado neste ensaio. Um abraço também àqueles que gostariam de
ter estado e não puderam.
Venha o dia 10 de Maio. E não esqueçam que só há cento e
poucas inscrições disponíveis.
5 comentários:
Parabéns Fernando, a sua terra é linda, tenho que lá voltar para ver esses sítios todos mas, como turista, com olhos de turista, porque hoje os olhos eram só para ver onde punha os pés...
Beijinho
Muito obrigado, Eugénia. Mas olha que aqueles sítios só podem ser visitados assim mesmo, a pé , eheh.
Beijinho.
Obrigado Fernando pela tua hospitalidade. Percurso muito bonito que conto voltar a apreciar no dia 10 de maio! Abraço
Zé Carlos
Eu é que agradeço, Zé Carlos.
Foi uma honra ter-te cá e a tua avaliação do percurso é muito importante para nós.
Grande abraço.
Fernando
O percurso da 1ª edição já era muito bom, mas aqueles trilhos extra vêm enriquecer ainda mais a prova.
Parabéns pela escolha.
O meu dorsal já está reservado e dia 10 lá nos encontraremos para mais um dia de festa.
ps: As marcações e abastecimento pareciam os de uma prova oficial!
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