A minha Lista de blogues

terça-feira, 1 de março de 2011

O Exemplo

Pedro Caetano, Abutres - A figura da Prova (foto O Mundo da Corrida)

O “caso” que manchou esta excelente 2ª Edição do Trail Terras de Sicó - Conímbriga ( a alteração repugnante do posicionamento das fitas que assinalavam o percurso, com o intuito claro de enganar os atletas) , dá para fazer a seguinte leitura : ao “desnorte” e indignação do grupo da frente, que foi crescendo com os que iam chegando ao local do “apagão”, seguiu-se uma enorme demonstração do espírito de amizade e entreajuda que reina entre os “trailers”.

Na busca do rumo certo, não pode passar despercebida a nobreza da atitude do atleta dos Abutres, Pedro Caetano, que, tendo descoberto o rumo a seguir, voltou atrás para avisar o grupo que se tinha formado e colocar, de forma correcta, as fitas, para que mais ninguém tivesse dúvidas do caminho a seguir. Não conheço o Pedro Caetano, mas muito me apraz registar esta atitude, com a qual ele perdeu largos minutos do seu tempo de prova, mas ganhou o grande prémio que é a gratidão e reconhecimento de todos os companheiros de jornada e da própria Organização. Quando passei pelo local, não tive a mínima noção do tormento porque tinham passado os 30 primeiros. Isso só foi possível graças à percepção que o Pedro teve e ao grande companheirismo que evidenciou. Para ti, Pedro, a minha sincera admiração e agradecimento.

E tudo isto ficou registado no fabuloso vídeo do Jorge Serrazina, para quem vai um grande abraço.

Quanto à Organização, a cargo de O Mundo da Corrida, esteve ao mais alto nível, com a criação de um ambiente festivo, partida bem animada, percurso bem sinalizado, Km marcados de 5 em 5, abastecimentos de sonho servidos pelas habituais colaboradores de OMDC que já nos habituaram a grandes momentos de boa disposição, banho quente, almoço convívio, etc,etc.. Para todos os envolvidos, vão os meus Parabéns pela excelência do trabalho efectuado e o meu forte desejo de estar presente na próxima edição.

O incidente ocorrido, embora se lamente, em nada penaliza a Organização. Antes, serviu para reforçar as vontades. Bem hajam.

10 comentários:

Unknown disse...

Mas que belo exemplo, amigo Fernando. Merece todo o destaque, este companheiro das corridas!

mariolima52 disse...

Fernando

Em vez de agradecer só ao Pedro o gesto, bem gostaria de o fazer a todo o grupo que lá estava.

Afinal um só entre eles se destacou. É a tal excepção que faz a regra.

Ainda bem que ainda há Homens assim.

Abraços

JoaoLima disse...

O verdadeiro espírito do atleta de pelotão!

Um abraço

Fernando Andrade. disse...

Carlos, Mário e João
Obrigado pelos vossos comentários, mas, oh Mário, é claro que o grupo todo demonstrou grande companheirismo durante o embaraço. Eu disse isso no texto, mas, sensibilizou-me particularmente, quem voltou para trás para marcar convenientemente o caminho aos que haviam de vir. Por ter dado este destaque não estou a menosprezar o comportamento do grupo, até porque qualquer dos seus elementos seria pessoa para fazer o mesmo. Mas tendo sido o Pedro, o destaque vai para ele.E digo mais, não sei quem é o Pedro e tenho vários amigos no grupo.

Fernando Andrade. disse...

Oh Mário
afinal, só depois de ler o teu texto no forum é que percebi bem o que disseste (a limitação foi minha, pois eu via que qualquer coisa não "jogava" bem). Mas acho que exageraste quanto à falta de solidariedade do grupo. Poderá ter havido quem apenas se preocupasse consigo próprio, mas esse, felizmente, não me pareceu ser o sentimento geral.

horticasa disse...

Bom dia, desta vez li tudo.
Grande coragem para fazer uma prova assim tão dura, para além de serem 30km é preciso genica para subir tanto.
Parabens bj eugénia

Fernando Andrade. disse...

Obrigado, Eugénia.
Olhe que, para quem gosta tanto do contacto com a terra, este tipo de provas (ainda que das curtas) tem todos os condimentos para ficarem no top das preferências. Há-de experimentar.
Bj

luis mota disse...

Fernando
Mais uma bela prova em Sicó.
Felicito-o bem como toda a rapaziada que participou.
Está em ascensão o trail em Portugal, com organizações de grande qualidade nesta área.
Agora o problema vai ser voltar ao alcatrão e a vontade é pouca!
Boa semana,
Luís Mota

ana paula pinto disse...

Um gesto bonito de desportivismo e civismo.

Parabéns, Fernando por mais esta prova. A julgar pelas fotos e por tudo quanto se diz, uma prova 5 estrelas!

Fernando Andrade. disse...

Olá Luis
Tu é que estás numa excelente forma, com resultados só ao alcance dos verdadeiros campeões. Parabéns pelo magnífico 2º lugar, logo atrás do imbatível Alcino.
Abraço.

Olá Paula.
Obrigado pelas palavras. Olhe...estranhei não a ter visto pelas Terras de Sicó! Nem para a curta?...nem para a Caminhada,Paula?...
Espero que já esteja a correr umas coisitas.
Grande Beijinho.