A minha Lista de blogues

terça-feira, 14 de maio de 2013

O "espião" que andou no Trilho, chegou e disse:





1º Trilho das Lampas\\04Maio2013



Desculpem, lá, meus amigos, eu sei que é preciso uns cuidados especiais, mas eu vou ter que deitar uns foguetes para festejar este momento feliz. 
Conforme já tiveram oportunidade o 1º Trilho das Lampas, graças às respostas dadas por  um terço dos participantes, conseguimos, da avaliação do Observatório da Corrida uma nota de grande nível, que nos deixa, naturalmente, orgulhosos e com vontade de fazermos ainda melhor no próximo. 
O respectivo relatório, fica aqui reproduzido e guardadinho neste blogue, até que tenhamos um site em condições (já estamos a trabalhar nele) para esse efeito.

Reza assim:

No dia 04 de Maio realizou-se o 1º Trilho das Lampas com percurso entre São João das Lampas e a praia da Samarra e distância de 18km.


Iniciando consideração mais objectivas, foram apurados 88 votos de atletas participantes no Trail entre 299 atletas, numa excelente percentagem de participação 29,43%.

Os votos recolhidos apresentam os seguintes resultados:

 Divulgação:
Antecedência face à data de realização (Ponderação 1)
Média 8,56
Os atletas votam para 4 estrelas ao situarem a média nos8,56 neste item, média demonstrativa da satisfação dos participantes neste evento.

Meios de divulgação (Ponderação 1)
Média 7,56

Quando a tecnologia está ao serviço de todos e do desporto obviamente, também, a divulgação é um aspecto relativamente fácil decorresponder, ainda assim, os atletas julgam que poderia ter sido feito um pouco mais, a votação colocou este item um pouco abaixo da média final com 7,56.

Informação prestada no regulamento e sua fidedignidade(Ponderação 2)
Média 8,70

Os regulamentos são fundamentais ao bom desenrolar de qualquer evento, no Trail, por maioria de razões, nomeadamente as que se prendem com a segurança dos atletas, é fundamental clareza e rigor na exposição e aplicação das regras pré-definidas
Pois bem, a votação de 8,70, denota evidente aceitação dos atletas quer quanto ao regulamento anunciado, quer quanto à sua fidedignidade.

Logística:

Meios de inscrição e Pagamento (Ponderação 1)
Média 9,09

Os meios de inscrição e pagamento têm vindo a melhorar significativamente nos eventos de Trail, nomeadamente no que ao pagamento diz respeito, existe a preocupação crescente das organizações em colocarem diversificadas ferramentas à disposição dos atletas.
O I Trilho das Lampas obteve uma nota de 9,09 neste item,cinco estrelas!

Secretariado e entrega de dorsais (Ponderação 1)
Média 9,11

O secretariado e entrega de dorsais configuram um momento crítico, períodos de abertura mal planeados podem conduzir ao congestionamentode atletas e atraso no início de provas. A confirmação da identidade dosatletas deve ser rigorosa.
Também aqui o evento obteve uma pontuação excelente,novamente 5 estrelas!

Controle de tempos e Classificações (Ponderação 1)
Média 8,86

O controlo de tempos e classificações são aspectos onde os atletas oferecem pouquíssimo tolerância ao erro. Depois de um esforço físico brutal, o rigor e coincidência entre o que o atleta efectivamente realizou com oque a organização declara, terá de ser total.
A média neste item manteve-se elevada uma mais, 8,86 foi o resultado obtido.

A prova:

Local de partida/chegada (Ponderação 1)
Média 9,51
O local de partida e chegada pode criar um ambiente suficientemente épico ao ponto de marcar toda a opinião com que os atletas ficarão da prova.
A média obtida de 9,51 é absolutamente extraordinária,coloca o 1º Trilho das Lampas como um dos locais de chegada e partida nos percursos trail mais impressionantes e belos na opinião dos atletas votantes.
Cinco estrelas para o local de partida!

Qualidade do percurso (Ponderação 1)
Média 9,14
A qualidade do percurso foi outro item votado na fasquia da excelência, 9,14!
Novamente cinco estrelas para um item deste evento!

Sinalização do percurso (Ponderação 2)
Média 7,72

A sinalização do percurso é literalmente “a prova”, não há margem para erros.
Neste item a média desceu significativamente face aos itens anteriores, ainda que esteja em valores francamente positivos, denota algum desagrado dos atletas relativamente a este ponto. Os atletas de facto mencionaram alguns problemas de sinalização, nomeadamente na dificuldade em rapidamente interpretar as fitas e decidir pelo percurso a realizar.
No entanto, não foram apontados aspectos graves.
Média de 7,72 e 4 estrelas.

Número de abastecimentos/Qualidade dos abastecimentos(Ponderação 2)
Média 8,69

Este item é colocado nas quatro estrelas com a média de 8,69,os atletas parecem ter ficado satisfeitos com a qualidade e/ou quantidade dos abastecimentos.

Segurança:
Quantidade e qualidade dos meios de apoio/socorro presentes ao longo do percurso (físicos e humanos) (Ponderação 5)
Média 9,22

A segurança é o item com mais peso na média final apurada nas nossas análises, assim é porque nada mais fará sentido se os atletas não puderem usufruir e terminar a prova em segurança.
Os participantes que votaram neste inquérito, colocaram a segurança ao nível da excelência, uma vez mais. Na opinião dos inquiridos aorganização realizou todos os esforços ao seu alcance para garantir aos atletas condições adequadas à prática de Trail.
No inquérito referiram várias vezes que a presença de elementos cuja função era garantir a segurança e socorro dos atletas, havia sido uma constante e de tal forma impressionou os participantes que a média obtida é de 9,22 colocando um item fulcral nas cinco estrelas! Parabéns!

Após a prova:

Cerimónia de entrega de prémios (Ponderação 1)
Média 7,93

Na opinião dos atletas, 4 estrelas descrevem a qualidade da cerimónia, 7,93 foi a média atribuídas pelos participantes..

Refeições e/ou banhos (Ponderação 1)
Média 7,93

A refeição e o banho é um momento crítico para os atletas,nesta altura estão esgotados, necessitados de alimentação e um banho rejuvenescedor.
Este item foi votado com média de 7,93, os banhos parecem ter desagrado aos atletas que estiveram no evento, nomeadamente porque não teráhavido água quente.

Outros aspetos meramente informativos:
Não influencia a média final
Relação preço/qualidade (Ponderação 0)
Média 8,99

O preço e a qualidade oferecida em razão desse valor, agradou especialmente aos atletas, 8,99 colocou este item muito perto das cinco estrelas.

Ofertas                (Ponderação 0)
Média 8,43

As ofertas no corresponderam ao esperado, mais um item colocado nas 4 estrelas e com uma média bastante positiva.


Média final
8,70

O 1º Trilho dasLampas obteve a média final de 8,70, releva-se a excelente pontuação obtida em alguns itens com particular destaque para o item da segurança.
Os atletas destacaram aspectos interessantes, como por exemplo, o pôr-do-sol em plena prova ofereceu uma panorâmica única aos presentes.
O percurso mereceu rasgados elogios, bem como a presença acentuada de elementos da segurança e organização e até a amabilidade foi merecedora de relevo.
Já a melhorar os atletas referem a sinalização, sugerem que seja mais intuitiva e com melhor observação noturna.
Também os banhos foram referidos como um dos pontos a melhorar.
Em conclusão, pode afirmar-se com segurança, que o 1º Trilho das Lampas foi um evento bem sucedido, necessitará de algumas correções mas os pontos positivos superaram em larga escala alguns pormenores a melhorar. É sem dúvida um evento com potencial para atingir patamares de excelência.

O meu comentário, fica aqui também colado:

Fernando Andrade Surpreendido pela avaliação que acaba de ser feita ao 1º Trilho das Lampas, quero enaltecer os contributos de todos os que responderam ao questionário, pois com essas respostas ajudam-nos a "trilhar" o caminho a seguir no sentido de corrigirmos aquilo em que estivemos menos bem. Mas se nos for perguntado a nós, num outro item que eventualmente pudesse ser criado, qual a avaliação que faríamos da atitude dos participantes, não teríamos a menor dúvida em atribuir a todos eles a nota máxima, pois foram absolutamente exemplares na conduta tida (não vimos vestígios da sua passagem, no dia seguinte), no acatamento das indicações dadas, na amabilidade e tolerância para com a organização. Queria sublinhar o empenho dos elementos da segurança ao longo do percurso e principalmente nos locais que considerávamos mais perigosos. E o curioso é que não sabíamos que esse era o factor de ponderação que maior valorização tinha. Procurámos que os atletas se sentissem acompanhados, visando a sua segurança e não uma boa nota. Mas concordamos que este item seja um boa incentivo a que as organizações estejam atentas. Reconhecemos, humildemente, que há coisas a melhorar e que, mesmo numa 1ª edição, não deveriam ter acontecido. Mas fica a promessa de que no 2º Trilho das Lampas, provavelmente no 1º Sábado de Maio de 2014, iremos redobrar a nossa atenção principalmente para os aspectos que não correram tão bem. Mais uma vez, MUITO OBRIGADO A TODOS.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns mestre, resultados que não surpreendem para quem conhece a "casa", ainda assim sempre motivo de orgulho claro.
Surpreendente foi a alta taxa de respostas ou não...
Outra nota de gegisto foi a alta nota em segurança, para mim sempre um dos aspectos que me fazem participar ou não numa prova.
A água quente é mero pormenor.
Abraço.

Fernando Andrade. disse...

Obrigado, António. Fiquei, de facto, bastante satisfeito com a avaliação efectuada e que abre excelentes perspectivas. Tens razão quando dizes que a água quente é um mero pormenor. Mas a fria... já é "arrepiante", eheh.
Abraço e para a próxima quero-te cá, António.