A minha Lista de blogues

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

1ª Corrida S.Silvestre ("Pirata")


Tenho a sensação que está a crescer um outro fenómeno que, para aqueles que gostam da Corrida, constitui uma importante alternativa às provas “convencionais”.


Até há pouco tempo, as provas nocturnas que eram conhecidas (por mim, claro está) limitavam-se à clássica Corrida das Fogueiras, em Peniche, as várias S. Silvestres realizadas por esse País fora e, mais recentemente, o Trail Nocturno de Óbidos.

Lembrar-se-ão que, há um mês, mobilizámo-nos para fazer a “Meia Nocturna de S. João das Lampas” que reuniu 29 corredores; para amanhã, às 22h, em Monsanto, o pulmão de Lisboa, está organizar-se um outro evento, na distância de 16 Km, que regista já um número de inscrições, absolutamente surpreendente : 66 !

É claro que se trata de um treino, com andamentos para todos os gostos e que, no final, será concluído por um importante convívio, em que, cada um levará consigo, um “farnel” que ficará à disposição de todos.

Livre de taxas de inscrição, de custas organizativas com o processamento de classificações, despesas de policiamento, prémios e tudo quanto onera uma Prova de Atletismo, estão reunidos para amanhã sete centenas (ou mais) de corredores, para desfrutarem deste treino - convívio.

Quem quiser aparecer, ou saber do desenrolar dos acontecimentos, veja aqui.
Depois do evento, contarei como foi.

6 comentários:

Unknown disse...

estamos lá.. abraços

mariolima52 disse...

Fernando

Como em tudo na vida, haja quem dê o mote e a seguir é só seguir a linha orientadora.

Acredito até que o mote tenha sido dado pela S. João das Lampas nocturna, agora é só seguir cada um a sua passada. Quem manter a linha orientadora é só juntar uma quadra ao mote dado, se não for pelo mesmo diapasão, "morrerá" à nascença. Espero que este "pirata" tenha as duas pernas "verdadeiras" para andar e nunca uma “perna de pau” e ficar pelo caminho

Abraços.

Jorge Branco disse...

Penso que se está a dar um novo passo em Portugal.
Mas ao que julgo saber, e ter lido, este tipo de eventos já existem no estrangeiro.
Trata-se de amigos que organizam uma “prova” caseira longe das burocracias, das dificuldades, e dos custos das provas oficiais!
Não é uma alternativa as provas ditas “normais” mas sim um complemento as mesmas que pode trazer mais sabor para a corrida!
Julgo que não têm que ser forçosamente eventos nocturnos mas sim que há todo um mundo novo a explorar.
Terão é que ser iniciativas que decoram preferencialmente em percursos fora da estrada, ou em vias de pouco movimento, por razões, óbvias, que se prendem com a segurança.
No caso da nocturna de São João das Lampas estamos perante outro fenómeno: a organização de uma prova que organiza uma versão da mesma em versão nocturna com meio muito agilizados e para amigos.
É um caminho interessante a seguir por outras organizações que até pode ajudar a promover as suas iniciativas.
A São Silvestre Pirata de Monsanto é algo completamente diferente porque não teve nenhuma estrutura organizada por detrás dela!
Todo o trabalho foi feito voluntariamente e espontaneamente por amigos que “se chegaram a frente” sem ninguém lhe pedir nada.

Rodrigo Silva disse...

Não me será possivel estar presente mas acho o conceito espectacular. Por que não um dia destes uma corrida noturna e pirata pelas ruas de lisboa, marcada via facebook / redes sociais ? algo tipo flash mob mas para correr ?

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

boa corrida Fernando! Divirta-se muito e corra bem :)

Ana Pereira

Fernando Andrade. disse...

Caros amigos

Obrigado pela partilha deste tema.
Carlos, lá nos encontraremos em Monsanto.
Mário, não vi o teu nome na lista, mas irias gostar, de certezinha.
Jorge, como sempre, uma análise mais aprofundada do assunto, que dará pano para mangas. Direi mesmo mais, pode revolucionar o movimento da Corrida popular.
Rodrigo, tenho pena que não possa usufruir desta nocturna e subscrfevo a sua opinião.
Ana, obrigado pelo desejo de boa corrida. Pena que não possa estar.

A todos agradeço e, aproveitando a ocasião, deixo os meus votos de Boas Festas.
Grande Abraço.
FA