A minha Lista de blogues

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Albertina Dias

Petição Albertina Dias

Quando surgiram manifestações de solidariedade para com a Albertina e a situação dramática largamente noticiada, apareceu também quem fosse contra esta onda de apoio que foi crescendo, principalmente no seio daqueles que gostam da Corrida. Vêm então a terreiro, dizer que a Albertina "esbanjou os mundos e fundos que recebeu" nos seus tempos dourados e, foi essa má gestão que veio a provocar a delicada situação em que actualmente se encontra.
Não conheço pessoalmente a Albertina nem tenho procuração para a defender nem é minha intenção desdizer este tipo de comentários.
O que os portugueses sabem da Albertina é o seu enorme contributo para que o nosso País ganhasse o respeito dos outros, como potência no Atletismo. Com os seus feitos, ela ganhou e ganhámos todos. Portugal ganhou. Pouco nos importava saber qual a sua compensação monetária, nem se ela seria ou não competente para administrar aquilo que ganhava. O que queríamos era viver as emoções das suas conquistas, vê-la subir os degraus do pódium, receber as flores e a medalha, ver subir a bandeira de Portugal ao ponto mais alto do mastro.  Ouvir o hino e sorver aqueles momentos tão intensos. Daqueles momentos que nos exaltam o orgulho luso. A Albertina ganhava, todos nós nos sentíamos vencedores.

A vida correu-lhe mal, por má gestão, por infortúnio, mas mais do que apurar o porquê de ter chegado à situação actual, importa que todos tomemos a consciência do desespero da nossa campeã para ter tomado a atitude que tomou. O valor da medalha da Albertina é muito mais do que o seu peso em ouro. O seu valor é indissociável do da Albertina. Por muitos milhares de euros que lhe dêem por ela (o que eu duvido) só a Albertina teve o poder para conquistá-la. Só ela a merece.

Por isso, a petição em boa hora posta a circular na net, já lá tem a minha assinatura, no lugar 34. Sinto que, independentemente das outras razões que poderão trazer à baila, esse é o meu dever enquanto amante da modalidade e enquanto cidadão deste País.

3 comentários:

Unknown disse...

Subscrevo, amigo Fernando... e quem não concorda... costuma-se dizer "temos pena"...

Paulo Silva disse...

Algumas vozes falam dos ganhos desta atleta como se se tratasse de um jogador de futebol daqueles que ganha aos milhões diários. Sempre ouvi dizer que o problema do povo português era a inveja, nunca percebia de que forma isso afectava a nossa sociedade e desenvolvimento, mas afinal afecta, e muito. A inveja mina tudo e todos aqueles que acham que em lugar de se preocuparem com os seus rendimentos estão de olho em quanto ganha ou gasta o seu colega de trabalho, vizinho ou celebridade.

Jorge Branco disse...

Grato Fernando pela sua solidariedade.
Carlos não esqueço que foi um dos primeiros blogues, senão o primeiro, a alertar para a situação.
Paulo subscrevo inteiramente o que aqui escreveu!