Petição Albertina Dias
Quando surgiram manifestações de solidariedade para com a Albertina e a situação dramática largamente noticiada, apareceu também quem fosse contra esta onda de apoio que foi crescendo, principalmente no seio daqueles que gostam da Corrida. Vêm então a terreiro, dizer que a Albertina "esbanjou os mundos e fundos que recebeu" nos seus tempos dourados e, foi essa má gestão que veio a provocar a delicada situação em que actualmente se encontra.
Não conheço pessoalmente a Albertina nem tenho procuração para a defender nem é minha intenção desdizer este tipo de comentários.
O que os portugueses sabem da Albertina é o seu enorme contributo para que o nosso País ganhasse o respeito dos outros, como potência no Atletismo. Com os seus feitos, ela ganhou e ganhámos todos. Portugal ganhou. Pouco nos importava saber qual a sua compensação monetária, nem se ela seria ou não competente para administrar aquilo que ganhava. O que queríamos era viver as emoções das suas conquistas, vê-la subir os degraus do pódium, receber as flores e a medalha, ver subir a bandeira de Portugal ao ponto mais alto do mastro. Ouvir o hino e sorver aqueles momentos tão intensos. Daqueles momentos que nos exaltam o orgulho luso. A Albertina ganhava, todos nós nos sentíamos vencedores.
A vida correu-lhe mal, por má gestão, por infortúnio, mas mais do que apurar o porquê de ter chegado à situação actual, importa que todos tomemos a consciência do desespero da nossa campeã para ter tomado a atitude que tomou. O valor da medalha da Albertina é muito mais do que o seu peso em ouro. O seu valor é indissociável do da Albertina. Por muitos milhares de euros que lhe dêem por ela (o que eu duvido) só a Albertina teve o poder para conquistá-la. Só ela a merece.
Por isso, a petição em boa hora posta a circular na net, já lá tem a minha assinatura, no lugar 34. Sinto que, independentemente das outras razões que poderão trazer à baila, esse é o meu dever enquanto amante da modalidade e enquanto cidadão deste País.
3 comentários:
Subscrevo, amigo Fernando... e quem não concorda... costuma-se dizer "temos pena"...
Algumas vozes falam dos ganhos desta atleta como se se tratasse de um jogador de futebol daqueles que ganha aos milhões diários. Sempre ouvi dizer que o problema do povo português era a inveja, nunca percebia de que forma isso afectava a nossa sociedade e desenvolvimento, mas afinal afecta, e muito. A inveja mina tudo e todos aqueles que acham que em lugar de se preocuparem com os seus rendimentos estão de olho em quanto ganha ou gasta o seu colega de trabalho, vizinho ou celebridade.
Grato Fernando pela sua solidariedade.
Carlos não esqueço que foi um dos primeiros blogues, senão o primeiro, a alertar para a situação.
Paulo subscrevo inteiramente o que aqui escreveu!
Enviar um comentário