A minha Lista de blogues

terça-feira, 9 de abril de 2013

O Trilho e o "tralho"




Li,há pouco, no Crónicas das Corridas do nosso amigo Carlos Castro que o Clube de Desporto eTurismo na Natureza, cancelou todas as provas de Trilhos que tinha agendadas até ao fim do ano. Alegadamente, por falta de condições de segurança. Hummm… posso estar enganado, mas, muito honestamente, não fiquei muito convencido com este argumento.
Não tenho nada com isso, mas como estou envolvido numa primeira experiência de organização de uma prova de Trilhos, fiquei um bocadinho com a pulga atrás da orelha. É que são sete provas!:
  • Trail de Loures (01-05-2013)
  • Trail da Serra de Sintra (15-06-2013)
  • Trail de Mafra (23-06-2013)
  • Ultra Trail da Serra de Montejunto (14-09-2013)
  • Trail da Serra de Monsanto (13-10-2013)
  • Ultra Trail da Serra D' Ossa (02-11-2013)
  • Trail de Torres Vedras (24-11-2013)
Tudo cancelado ! Nenhuma delas oferece condições de segurança ? Então porque não terão sido escolhidos percursos mais seguros? Ou será que as provas das outras organizações estão feridas do mesmo mal  e não há quem tenha consciência disso!? Por outro lado toda a gente sabe que as provas de trilhos têm percursos muito menos regulares que as clássicas provas de estrada, onde entra a vertente Aventura ligada ao Desporto.
Ná. Ou se prepara uma “revolução” nas provas de Trilhos, ou então não percebo este cancelamento por atacado.
Olhem, o 1º Trilho das Lampas continua agendado para 4 de Maio. As condições de segurança são as que pudermos arranjar, mas nenhumas serão mais eficazes que aquelas que cada corredor impuser a si próprio.
Mas este assunto merece alguma reflexão e certamente que voltarei a ele. 

3 comentários:

Jorge Branco disse...

Bem o Trail está na moda e cada vez mais gente se mete a organizar provas e muitos sem perceberem nada do assunto, não estou a dizer que seja o caso pois nem os conheço, mas que esse argumento é estranho, para não dizer outra coisa, lá isso é!
E venha o 1º Trilho das Lampas que, espero poder ir ao segundo!

Unknown disse...

Votos do maior sucesso para o Trilho (com "i"!!!) das Lampas, amigo Fernando!

joaquim adelino disse...

De facto é um mistério, mas diga-se em abono da verdade no que me diz respeito, já tinha passado os olhos por esse calendário e vamos lá agora saber porquê aquilo não me suava bem, tanto assim é que nem uma considerei para fazer, agora surge esta informação, por mim tudo bem mas é lamentável tanta incapacidade e incompetência, podiam ao menos dizer que era a crise, ficavam melhor na fotografia.
Força aí Fernando, dia 4 de Maio lá estaremos para correr e festejar no fim mais um grande sucesso de provas por ti organizadas. Aqui do meu Grupo ainda vão mais dois ou três, abraço