A minha Lista de blogues

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Praia para todos

O único acesso à Praia da Aguda-Fontanelas



Há muitas coisas que nos passam ao lado e, sobre essas, por mais aberrantes que sejam, não podemos pronunciar-nos.

Porém, outras há que se passam "nas nossas barbas" e que, por não conseguirmos "digeri-las", sentimos que não devemos ficar calados.

As cheias de Fevereiro, deixaram em vários locais do Concelho, rastos de destruição e o acesso à Praia da Aguda, em Fontanelas, não escapou à força destruidora da água e da lama, retirando-lhe a segurança.

Segue-se Março, Abril, Maio, quando a Autoridade Marítima Nacional (Capitania do Porto de Cascais), faz sair o seu Edital nº 1, informando a população que, "por solicitação do Parque Natural Sintra-Cascais, fosse interditada a utilização da escadaria de acesso à praia da Aguda, por motivo de grave situação de degradação em que esta se encontra, não oferecendo condições mínimas de segurança para a sua utilização"!

Quer dizer: - ninguém (leia-se nenhuma das entidades com "voto na matéria") pensou em arranjar o acesso, pois entendeu-se que interditando-o, estava garantida, de uma forma muito mais fácil, a sua função de protecção dos utentes.

Quem entender esta posição das autoridades, que a comente, mas o que me parece certo é que, por inoperância, na época balnear de 2008, a população não vai poder usufruir desta "pérola" do nosso património costeiro que é a Praia da Aguda.

Curiosamente, está em marcha um Projecto da Câmara Municipal de Sintra que se chama " Praia Acessível a Todos" 2008. Na Praia das Maçãs! Como é ?!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Fernando
Foi com agrado que te encontrei aqui...Já pesquisei tanto acerca da Praia da Aguda que penso que já não há blog e site que eu não tenha entrado.
Foi com muita tristeza que o povo de Fontanelas e Gouveia e utentes da praia da Aguda souberam da portaria que suspende o uso da praia.
Como é possível terem tomado esta atitude em vez de proceder ao arranjo?

Unknown disse...

Fernando o comentário anterior é da Teresa Chiolas.