A minha Lista de blogues

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"Estórias" da 35ª MMSJL - V


Errar ao “corrigir”

Quando nos pedem explicações sobre ocorrências da Prova que têm aparência de suspeitas, é nosso dever dá-las. Com transparência. Sem subterfúgios. Não é que tenhamos a pretensão de usar de um rigor escrupuloso que, sabemos, “não nos assiste” (usando aquela expressão que se tornou popular após o “trambolhão” do Hélio Imaginário) mas tentaremos explicar!

O foto de chegada esclarece muitas da situações que poderiam ser duvidosas e, no caso em apreço, optou-se por uma solução criticável, pois é desmentida pela própria foto.

O atleta João Coutinho (dorsal 446), desistiu à passagem por S. João das Lampas tendo declarado a sua desistência, o que se enaltece, mas entrou no funil da chegada (com o "extraordinário" tempo de 1,21,55). Não o devia ter feito. Claro que estas coisas sabem-se o que fez confusão a muitos atletas.

O correcto seria não o considerar na classificação, mas entendeu-se (mal) que deveria ser colocado no fim. Aparece então na lista, com o tempo de 2,38, atrás daquele que, de facto, encerrou a corrida, o atleta Eberard Wilhelm.

Na verdade, concluíram a prova 420 e não 421 atletas.

Como não temos intenção de “empolar” o número de atletas à chegada e gostamos que a classificação reflicta o que se passou na prova, iremos corrigir um erro cometido para tentar corrigir outro.

Certamente não houve aqui qualquer intenção de enganar a organização, mas também se sabe que quem “trazia” a ambulância imediatamente atrás de si é que tem a honra de encerrar a Prova. E não é justo que, de forma fictícia lhe seja retirado esse estatuto.

Mea culpa.

Entretanto vão vendo umas imagens em

http://www.tvportugal.tv/


http://www.sintracanal.tv/html/?v=mUjRuL33nR

 e não se esqueçam que os fotodiplomas já estão disponíveis. Basta clicar.

6 comentários:

JoaoLima disse...

Mistério esclarecido!

Fiquei junto da meta para a chegada dos meus amigos Jorge e Eberhard, duas pessoas que muito estimo e que tive o prazer da sua companhia no 1º quilómetro.
Chegou o Jorge e depois o Eberhard com a ambulância atrás. Ainda fiquei ali um pouco à conversa e fez-me muita estranheza quando vi mais um atleta na classificação pois não tinha visto chegar mais ninguém.
Há sempre uma explicação e o Fernando não é pessoa para deixar dúvidas em aberto.

Um abraço

Jorge Branco disse...

Quem levantou a questão foi, agora, aqui este, com muito orgulho, penúltimo classificado!
Sou muito cioso da minha liga dos últimos! O trabalho que eu tive para fugir da ambulância!
Da próxima tento entrar execuo com o último e pronto a prova passa a ter dois últimos!
Obrigado Fernando!

Anónimo disse...

Fernando,

Na minha opinião devia aparecer como DNF (did not finish)

Fernando Andrade. disse...

Obrigado, João e Jorge.
Também concordo com o leitor Anónimo, mas não sei se o sistema dá para isso. Ou seja, a listagem da classificação teria o mesmo número de elementos que a listagem das inscrições : Atletas classificados + DNF + DNS.
Mas isso implicaria um trabalho suplementar de apuramento das diferenças.
Por outro lado, para se colocar DNF neste atleta, também teríamos de colocar em todos os outros desistentes.
Mas a ideia fica registada e procuraremos pô-la em prática, dentro do que for possível.

Abraço a todos.

mariolima52 disse...

Olá Fernando

Estive a ler as estórias dentro da história que é correr esta Meia-Maratona.

Estórias que não deveriam acontecer (exceto as faixas que são motivo para um sorriso pois quando vi a foto da minha chegada ali estavam as faixas dobradinhas já prontas para a próxima edição e o balde que bem me apeteceu parar e pegar nele e 'amandar' água pelo corpo, mas sabia que se parasse já não arrancaria de novo :) ).

Relativamente aos casos anteriores já está tudo dito, mas gostaria de salientar este tema.

Já o mesmo tinha acontecido nos trilhos de Sesimbra. Dois 'corredores' sabendo que não tinham feito a prova toda passaram o pórtico da chegada (deves ter lido isto no 'O Mundo da Corrida'. Depois pediram imensas desculps pelo sucedido (mas só depois de terem sido confrontados com as passagens nos postos de controlo).

Não há volta a dar-lhe. Continuamos a ter 'corredores' que tentam ludibriar o que mais de sagrado a corrida tem, o começar e o acabar a prova na sua totalidade. Só esses são merecedores de passar o pórtico, só esses merecem o elogio de todos nós, seja o primeiro seja o último, pois só esses é que merecem ser os 'guerreiros' que são. Todos os outros que tentam tapar o sol com uma peneira de maus desportistas que são, só merecem a indiferença daqueles que correndo, andando ou rastejando mas nunca parando passam a meta com um brilhozinho nos olhos por tal feito terem conseguido, começar e acabar!

Abraços e Parabéns a toda a Organização e ao jovem que abriu a garrafa para a camisola verde que viu, vai o meu abraço encarnado (o problema não está na cor da camisola mas de quem a veste).

Filhos do Vento Atletismo São Thomé das Letras disse...

corrida Rustica em OUTUBRO 2011
Venha Participar da
3ª Meia Maratona de São Thomé das Letras 2011

http://youtu.be/vy-71yBYL1k cHAMADA DA CORRIDA


Percurso estrada de terra, estrada real , proximo a lindas cahoeiras na altitude de 1.440. mts.
São Thomé das Letras a 4ª Cidade mais alta do País te espera!!!
Dia 09/10/2011
Período de Inscrições 01/08/2010 à 05/10/2011


ESPERAMOS VOCÊS NESTE GRANDE EVENTO COM MUITO CARINHO

DUVIDAS RESPODEREMOS NO SEGUINTE E-MAIL
luciano.atletismo@hotmail.com
site:http://www.tvjbrazil.com/ Cartaz