A minha Lista de blogues

sexta-feira, 30 de março de 2012

22ª Meia Maratona de Lisboa

A Minha chegada (Foto AMMA-Zé Gaspar)
Considero que a Meia Maratona de Lisboa, com quase 7000 a concluí-la e mais 30 mil a dar-lhe figuração humana , transformam este acontecimento no maior evento desportivo alguma vez realizado no País. E sendo a nossa modalidade a que é contemplada com tamanha expressão, é motivo para que todos os que gostam de correr se sintam honrados por ver que a Corrida atingiu um patamar de excelência num País de gente que custou a “convencer”.

Eu sei que há muitos corredores, que praticam regularmente durante todo o ano, preferem não se meter na confusão, onde falta, à esmagadora maioria, uma cultura desportiva onde todos teriam o seu lugar : os que correm depressa, os que correm devagar, os que caminham, os que simplesmente passeiam. Tudo sem causar embaraços e atropelos. Mas esse dia ainda vem longe.

Há também a confusão para ir até ao lado de lá, com os comboios a abarrotar. Mas também se sabe que, indo mais cedo, se pode trocar a confusão pelo sacrifício simples da espera .

Esta prova é o corolário do que qualquer organizador idealizaria, mas muito poucos o conseguirão.

Parabéns a toda a Organização pelo excelente trabalho realizado, que subiu mais uns degraus a caminho da perfeição. A partida pareceu-me mais controlada, com uma separação efectiva da Meia e da Mini ( o número de sanitários é que me pareceu insuficiente, na zona da Meia); o avanço progressivo do cordão de segurança, à medida que se aproximava a hora, funcionou bastante bem. Excelente animação, abastecimentos perfeitos com água em cada 2,5Km e água+ isotónico em cada 5Km; gel aos 15; bananas aos 18Km, chegada sem problemas.

Gosto sempre desta Prova, mas este ano, talvez tenha sido aquele em que tudo me pareceu perfeito.

Demorei 1,46,30 (1,47,00).

Agora o que não me parece bem é que, para obter um certificado, sejam os corredores a preencher todos os campos do formulário. E o sistema “aceita tudo”. Posso dizer que cheguei em 1º com o tempo de 59’ e fico com um “certificado” para emoldurar em lugar de honra, assinado pelo Director Carlos Móia!!! E esta hein???? Sinceramente, foi este o ponto menos bom que encontrei, pois abandalha a magnanimidade de todo o evento.

6 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Eu sou dos tais ... "prefiro não me meter na confusão"

Mas não esqueço que foi lá que recomecei nas provas, em idade adulta. Decorria o ano de 1996, mas depois...depois de várias participações, a "coisa" perdeu o encanto para a minha pessoa.

Fez uma boa meia, Fernando, Parabéns!

joaquim adelino disse...

Parabéns Fernando pela boa prova, mesmo a "conta gotas" aquilo até correu bem. É uma prova que sempre gostei de fazer mas que nos 2 últimos anos por motivos de saúde estive ausente. Boa análise da prova e da importância que tem para o futuro da modalidade que está no bom caminho. Abraço.

Pedro Carvalho disse...

Parabéns Fernando, por mais uma boa prova.
Gostei e subscrevo todo o seu relato da prova. Tal como já disse noutras alturas e locais, temos que nos preparar para um evento destes. Quando assim é arriscamo-nos a que corra de feição.

Jorge Branco disse...

Excelente analise da prova. Na verdade são sempre os “corredores organizadores” que melhor analisam as provas pois estão bem por dentro de como as coisas são feitas.
E quando estamos a falar de um homem com a sua experiência está tudo dito!

Também só daqueles que já não gosta de se meter em confusões e se dá muito melhor na sua excelente e “calma” Meia Maratona de São João das Lampas que na mega prova da ponte pese embora a excelência do evento.
Mas estou a ver que tenho de voltar a correr na ponte para conseguir fugir dos últimos lugares numa meia maratona. Deve ser a única maneira (posso rir-me?)!

Fernando Andrade. disse...

Ana, Adelino, Pedro e Jorge
Muito obrigado pelos vossos simpáticos comentários.
Mas reafirmo que, fazer parte deste gigantesco evento, é qualquer coisa de especial.
Mas também é bom fazer parte da "alegre casinha" que são as provas modestas. Abraço.

tutta disse...

Mais uma ótima participação de prova Fernando.
Parabéns.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com