A minha Lista de blogues

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

4º Nocturno das Lampas


Está feito o 4º Nocturno das Lampas e o resultado, se fossemos apenas julgá-lo pelos comentários que tivemos oportunidade de ler, foi um grande sucesso!


Este treino, que passou a constituir uma espécie de complemento da versão oficial da Meia Maratona de S. João das Lampas, tem vindo a revelar uma adesão progressiva e verdadeiramente surpreendente : -19; 36; 68; 130. Estes os números de presenças nas 4 edições realizadas e que nos fazem pensar estarmos perante um evento com enorme potencialidade e que também é fruto da nova mentalidade na forma de ver a Corrida : Não é preciso prémios; não é preciso chegar primeiro; não é preciso esforçar-se acima do razoável; todos ficam com a agradável sensação de saírem vencedores; não há adversários mas sim companheiros que partilham dos mesmos gostos. Confraterniza-se.

Tratando-se de um grupo de amigos – e, felizmente, numeroso – valorizaram muito mais essa oportunidade de encontro do que as falhas verificadas. Ninguém exigiu nada de nós e por isso é que dá a sensação de que tudo correu bem, e essa apreciação que é feita é altamente estimulante para pensarmos no 5º Nocturno, associado à 37ª MMSJL.

Mas estamos perante um dilema: limitarmos as inscrições (e isso, no nosso entendimento, é contra-natura, pois quanto mais gente o evento tiver maior será a sua dimensão e, no fundo, é isso que nos dá mais entusiasmo) para podermos continuar com o formato que temos vindo a adoptar, ou não limitarmos as inscrições e adaptarmo-nos ao número de presenças conseguido.

Estamos mais inclinados para a 2ª hipótese, mas não queremos “estragar” nada, antes pelo contrário, existem melhorias significativas a fazer que, educadamente, não nos foram apontadas, mas nós sabemos que temos que fazê-las.

Não negamos que esta iniciativa tem na sua génese, a promoção da MMSJL e, seja por coincidência ou não, é desde que existe o T.Nocturno que se tem registado um aumento substancial de corredores na Prova de Setembro, pelo que achamos ser uma boa aposta . Mas essa aposta só fica ganha enquanto os nossos convidados forem mostrando aos seus amigos que existimos aqui ,no meio do mundo rural, e gostamos muito que nos visitem e que percorram os nossos caminhos.

Querido(a)s amigo(a)s, “sem querer” - e graças a vós- a MMSJL passou a ser 2 eventos. Procuraremos que qualquer deles, em cada ano, saia dignificado e nunca venha a defraudar quem criou expectativas a nosso respeito.

Dito isto, resta-nos deixar aqui bem expresso o nosso GRANDE BEM HAJAM a todo(a)s quanto(a)s estão connosco neste “sacerdócio” que é promover a Corrida na região saloia.

Grande Abraço.

11 comentários:

Albísio Magalhães disse...

Prova, provada de que com o espírito que animas as boas gentes da região saloia, a MMSJL, irá crescer a cada ano que passa e concordo com o efeito pedagógico que o treino nocturno tem na maioria dos que já tiveram a alegria de nele participar. Pela minha parte só me resta continuar a divulgar aos quatro ventos, esses dois eventos, orgulho de todos os que correm por correr. Bem haja Fernando Andrade.

Pedro Carvalho disse...

Amigo Fernando, desde já os meus Parabéns!
No ano passado era verdinho nisto das corridas e as Lampas nocturnas passou-me ao lado. Este ano foi totalmente diferente, entrei de corpo e alma no atletismo. Claro que as Lampas foi das primeiras provas que me "obriguei" a estar presente. E ADOREI!!! Claro que passei a agradável experiência aos meus companheiros de corridas, recentes e antigos.
Infelizmente não estava em Lisboa na 6ª feira e não pude estar presente. Espero estar no próximo ano. Mas, independentemente disso, publicitarei ambos os eventos com as ferramentas que tiver à mão. E estarei presente sempre que me seja possível, de dia ou de noite.
Forte abraço Amigo Fernando, extensível a toda a equipa organizativa destes eventos únicos.

José Magalhães disse...

Foi um excelnte convivio entre companheiros que têm um gosto em cumum: correr. E para o ano, se tudo correr normalmente, lá estarei nas duas meias da vossa/nossa aldeia saloia.
Fernando Andrade, mais uma vez o meu obrigado por saber receber estes "locos que corren".

Luis Parro disse...

Palavras para quê...é a melhor 1/2 Maratona do Mundo!!!!
Quando deixei 20 anos de vida sedentária e comecei a correr e a participar em provas de atletismo de estrada falavam-me os crakes da minha equipa, meus "GURUS" na altura, de uma 1/2 Maratona que não era para todos, ali para os lados de Sintra, e eu disse logo que estaria lá na próxima...Para mim é a mais espectacular aqui no nosso Portugal onde tenho algumas marcas a saber:
Ultimo Lugar...foi onde aprendi a não brincar com os treinos....
Onde conheci e acompanhei atletas que como eu "passavam as passas do algarve" para chegar á meta.
Onde conheci o Mentor desta prova, Sr. Fernando Andrade, que hoje posso tratar por Amigo Fernando Andrade, Um SER HUMANO que dá tudo pelo Desporto.
Resta-me pedir para num futuro próximo se juntem as 2 MMSJL e se transformem na mais espectacular MARATONA DO OESTE!!!!
Bem Haja Fernando e sua Equipa siga para os 1000 e tal em 2013!!!!
Luis Parro

Unknown disse...

Fernando, ter o prazer de poder participar deste treino foi para mim um orgulho e neste ano mais ainda, ao poder trazer comigo minha filha, que vem me acompanhando em alguns eventos e ela ficou encantada com as Lampas, para o ano, estaremos nós dois na MMSJL e no próximo treino noturno.

Um muito obrigado a todos vocês desta belíssima comunidade, onde são um exemplo de trabalho cooperativo.

Um forte abraço,
Franco Wudich.

Anónimo disse...

Mestre
melhor era impossível, a ti meu amigo e todos que contigo colaboraram um grande obrigadão como mais uma vez nos receberam e nos fizeram sentir em casa.
Grande abraço extensivo a todos os amigos da MMSJL.
António Almeida

Nuno Sentieiro Marques disse...

Caro Amigo,
Li parte dos comentários.
De uma forma geral todos muito bem escritos e que dizem tudo o que poderia ser dito, com sinceridade e emoção.

Resta-me agradecer, o que tens feito, como tens feito e toda a dedicação sem pedir nada em troca que colocas em tudo o que fazes.

Valeu a pena a CMS ter cancelado o GPFE de 2012.
Esse cancelamento permitiu privar contigo de mais perto e conhecer esse ser fantástico que Tu és.

Bem hajas e que tenhas muita saúde, força e alguns amigos que te ajudem a manter e levar por diante todas estas iniciativas fantásticas de que és responsável.

Grande abraço

Fernando disse...

Identifico-me com esta "nova mentalidade na forma de ver a Corrida" e conheci o Fernando mais de perto aqui neste blog quando surgiu o treino Fim da Europa. Já na altura achei a iniciativa e a vontade de vencer por parte do Fernando admirável. Fiquei a conhecer a Meia das Rampas da qual passei a ser fã.
Agora este treino nocturno veio superar tudo. Fiquei abismado com o calor humano que senti. Ainda tentei angariar companheiros de corrida mas não consegui convencer os meus vizinhos a trocarem o sofá pelas rampas molhadas e escuras :)
São iniciativas destas que nos permitem continuar a acreditar que o ser humano é capaz de feitos fantásticos. Muito obrigado Fernando pelo exemplo de cidadania e uma grande obrigado também a toda a equipa que conseguiu concretizar esta bonita aventura.

Jorge Branco disse...

Ainda não consegui fazer a versão nocturna que os problemas logísticos são complicados mas um dia ainda vou!
Quando o Luís Parro vale em juntar as 2 MMSJL e fazer uma MARATONA DO OESTE, aqui que ninguém me ouve não é nada que já não me tenha passado pela cabeça, dar duas voltas ao percurso da MMSL!
Quem sabe se um dia não faço isso é que cada vez mais a minha forma física diminui mas a minha insanidade mental aumenta e de que maneira!

Antonio Belo disse...

Parabéns por mais uma óptima iniciativa.
Grande abraço.
Belo

André Mendonça disse...

Amigo estamos com saudades dos seus Posts.
Abraços