A minha Lista de blogues

sábado, 27 de abril de 2013

Falar da UMA




Foi um enorme prazer ter participado, hoje,  no Seminário organizado pelo Clube de Atletismo Amigos do Parque da Paz, no Clube Náutico de Almada.
É que, quando o tema é o Raid /UMA Melides- Tróia, não posso faltar, pois “a minha praia” é mesmo aquela.
Fiz parte do grupo de convidados que tinha por missão “convencer” a assistência (principalmente os que ainda não tinham “ousado”) de que se trata de uma prova que não é nenhum papão.
Coube a João Cunha fazer a apresentação, ao Joaquim Antunes, falar sobre a 1ª série (de 1987 a 1991), quando o sentido da prova era o inverso (de Tróia para Melides); ao Pedro Pessoa, falar das suas vitórias e, na qualidade de treinador, deu conselhos úteis para que se treinasse correctamente, sem cometer os exageros a que por vezes assistimos; a Drª Margarida Moreno, Chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Grândola,  e grande responsável por incutir aos autarcas a sensibilidade necessária para manter e fazer evoluir a UMA,  falou do enorme trabalho que tem sido feito no sentido de promover a Prova e torná-la atractiva para os patrocinadores; e eu que fui incumbido de falar sobre o Melíadas, publicação que se deve exclusivamente a esta Prova no ano de 2005 e seguintes, em que, conforme pude, fui transmitindo muitas das sensações e emoções vividas em cada uma das minhas participações.
Decorrendo num ambiente agradável,  de convívio , foi interessante a troca de experiências de cada um, mas ficando sempre no ar a ideia de que, em cada ano que passa, a prova realiza-se sempre em condições diferentes e imprevisíveis, pelo que o melhor conselho que os mais experientes podem deixar  é para se estar sempre preparado para …a surpresa. E o curioso é que seja ela boa ou má, terminar a UMA deixa-nos sempre num "estado de graça" que só quem passou por ela, poderá entender. Faltam exactamente 3 meses para o dia 28 de Julho. Se quiserem, deixo-vos as dicas que o Pedro Pessoa nos transmitiu neste encontro: 1º Mês -Reforço muscular; 2º Mês - treino de endurance; 3º Mês - Treino específico. Se não foi bem assim, foi isto que eu "apanhei", pois o meu treino preferido é o "treino vadio" que visa unicamente, chegar alegremente a Tróia, cansado, mas feliz da vida.

3 comentários:

l m disse...

Amigo Fernando Andrade, em primeiro lugar, agradecer toda a disponibilidade e prontidão nas respostas às nossas solicitações, bem como felicitar «novamente» pelo excelente trabalho reflectido no «Meliadas», livro soberbamente narrativo de experiências únicas onde propiciam ao leitor a vivência do literário, textos motivadores para o grande desafio que é fazer a UMA.
Muitos parabéns!

Luis Miguel Roque
Presidente da Direcção do CAAPP

Fernando disse...

Gosto do treino vadio :)
Os relatos na primeira pessoa sobre a experiência de participar na UMA e noutras provas são para mim o mais importante. Assim, este blog continua a ser uma referência para mim. Parabéns.

Fernando Andrade. disse...

Muito obrigado, Luis.
Foi um prazer ter estado convosco a falar da UMA.

Muito Obrigado, Fernando.
As palavras são sempre escassas para se fazerem relatos desta aventura, vivida por cada um de forma diferente, mas sempre aliciante. E obrigado por gostar do blogue.


Abraço aos dois.