A minha Lista de blogues

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Areia mas com maresia!

Ainda mais lindo (2008)



O mais parecido com a MDS que temos por cá, vai realizar-se a 26 de Julho. É o Raide Melides-Tróia, que, numa hora de infelicidade, passou a chamar-se Ultramaratona Atlântica. É assim que vem nos folhetos promocionais mas, na verdade, todos continuam a tratá-lo por RAIDE! Bem feita!
Sempre disse bem desta Prova e da sua Organização mas a propósito da desnecessária mudança do nome, digo “cobras e lagartos”. Porquê?! Ora...porque nada mudou a não ser o nome :
-A partida e a chegada são nos mesmos locais;
-O percurso e a distância a percorrer (43km) são os mesmos;
-A Organização é a mesma (e boa, encontrando-se a cargo do Desporto da Câmara M.Grândola)...
-Mudar para quê?
Talvez tenham achado a sonoridade do novo nome mais apelativa, mas uma única palavra, que é simples, identifica muito melhor o evento. Além disso, há o velho princípio linguístico que nos aconselha a não usar duas palavras quando uma basta para dizermos o que queremos.
E depois parece-me exagerado chamar “ultra” apenas porque se excedeu num km a distância da maratona. Está bem: se ultrapassou, é ultra (!), mas isto não vos faz lembrar aqueles leilões em que não existem lances mínimos e a coisa é vendida a quem oferecer um cêntimo a mais ?!

2 comentários:

joaquim adelino disse...

Estou tentado a ir fazer uma Semana de praia, (que é o tempo que levo a fazer a corrida). Vou pensar melhor e se calhar lá vou molhar os pés.
O nome é indeferente, aquilo custa
na mesma!
Abraço.

João Paixão disse...

Essa é que vai ser muito difícil convencerem-me a fazer. Já tentaram... Mas a inclinação da areia durante uma boa parte do percurso faz muito maldade às pernas, mas quem vai uma vez tem voltado...
Não digo nunca.